terça-feira, 7 de agosto de 2012


Nas escolas, aprendemos pouco sobre quem foi este mártir, pois como sabemos a educação no Brasil, além de ser sucateada é manipuladora.

Tiradentes nasceu em Minas, de família pobre tentou a vida como pôde foi: dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao atingir a juventude Tiradentes começou a incomodar o governo daquela época criticando a exploração dos portugueses com suas “Derrama” sobre o povo (Derrama era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal que obrigava uma arrecadação dos quintos reais. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas levado às Casas de Fundição, que a colônia era obrigada a mandar para a metrópole. e que foi fixada em 100 arrobas anuais (1 arroba = 32 arráteis = ~ 15 quilos), ou seja, 1500 kg aproximadamente). Como não raramente, o povo não conseguia pagar tamanha fortuna e como o quinto não era pago integralmente, os valores acumulavam, o governo intensificava a cobrança e confiscava bens e objetos d'ouro. (Essa prática de cobranças de valores para atingir a meta estipulada pela Coroa de Portugal era chamada de derrama). Tiradentes se revoltava cada vez mais e nessa época, uma revolta era algo expressamente proibido e profano. Debruçado em livros, Tiradentes se alimentou de escritores como Rousseau, Montesquieu e outros iluministas. Não demorou muito e organizou uma revolta, onde o principal objetivo era acabar com a absurda taxa de cobrança de impostos, o trabalho escravo, a exploração dos povos e a tão sonhada liberdade nacional, pois vivia proclamando para o povo que caberia aos brasileiros dirigir sua própria república. Para que a revolta seguisse triunfante planejou tomar o palácio e degolar Barbacena, depois expor a sua cabeça ao povo, que seria então o chamado para uma revolução e a formação de um novo governo totalmente nacional, saindo definitivamente das garras capitalistas de Portugal. Porém Tiradentes não contava com os traidores que faziam parte de seu grupo e antes que o plano desse certo, os traidores o entregaram.

Na manhã do dia 21 de abril de 1792 este revolucionário subia os degraus da forca, com um olhar forte e penetrante virou para o carrasco a seu lado e pediu para que abreviasse seu sofrimento, o carrasco totalmente consternado lhe pediu perdão e disse que estava apenas cumprindo o que a lei mandava. Tiradentes antes de morrer proclamou suas últimas palavras que se encontram no balão dessa charge. Tão logo o corpo ainda vivo projetou-se no espaço vazio, o carrasco pulou sobre seus ombros firmando-se na corda e forçando seu peso sobre o do enforcado para apressar sua morte. Depois de enforcado Tiradentes teve seu corpo decapitado. Sua cabeça foi levada a Vila Rica (hoje Ouro Preto-MG), onde foi pregada num poste até que o tempo a consumisse, o resto de seu corpo foi dividido em quatro partes e espalhado em postes pelo caminho de Minas.

Assim terminava a vida de um bravo herói, mas sua influencia ainda vive no coração de cada revolucionário.

Cleuber

Nenhum comentário: