BIOGRAFIA


Nasci em Belo Horizonte, MG em 1979, terra de consagrados cartunistas como; Henfil, Borjalo, Ziraldo, Nilson, Lor, entre outros.

Em 1997 criei a série Arroz Integral que estreiou no mesmo ano no jornal ZN Notícias (BH).

Entre 1998 á 2000 participei do caderno Gurilândia do jornal Diário da Tarde (BH), extinto em 2007.

O Arroz Integral estreou internacionalmente na França em 1999 pela revista La Bouche du Monde e foi publicado até o ano de 2008.

Em 2002 fui convidado pela Secretaria de Cultura da cidade de Galiza na Espanha para uma exposição em conjunto com demais artistas de outros paises. O convite continuou por mais três anos consecutivos.

Entre 2002 e 2003 a série ganhou duas revistas próprias distribuidas nacionalmente.

Desde então o Arroz Integral passou a ser publicado em centenas de fanzines pelo país além de jornais de faculdade e revistas de arte e entretenimento.


Em 2009 foi publicado o livro antológico do Arroz Integral, que reune grande parte do meu trabalho até aquele momento. Lançado pela editora; Marca de Fantasia, de João Pessoa (PB) , em comemoração aos 12 anos da série.

Entre 2009 e 2010 Trabalhei com o grupo; Casa do Brincar, ministrando oficinas de arte em escolas públicas de Belo Horizonte. Em 2010 também ministrei oficinas de arte pelo Programa da Prefeitura de Belo Horizonte, o Fica Vivo.

Em 2011 os personagens voltaram a ter sua própria revista, lançada em novembro pela editora Macacos Humanos e a segunda edição lançada em fevereiro de 2012.

 Fiz diversos trabalhos para movimentos sociais e sindicatos além de ter publicado charges, tiras e cartuns para o jornal; A Nova Democracia (RJ) e A Verdade (PE) em 2011.

No mesmo ano de 2011 ilustrei o livro: Cartas de Alforria de Richardson Ventura.
Tive matéria em destaque na revista paulista; Imprensa.

Sou filiado na ABIPRO (Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais).

Atualmente publico no caderno dominical Supimpa do jornal Super Notícias (BH).

Tenho várias outras séries que você pode conhecer em: Personagens.

Além de outros trabalhos como: Pintura, design, ilustrações, etc. Que você pode conferir em: Arte Diversa.

PERSONAGENS
  ARROZ INTEGRAL - Série criada em 1997. Nico, Berly e Crof compõe a banda mais underground dos quadrinhos que traduz com integridade as dificuldades de músicos e artístas em geral que lutam para viver de seu talento.
TIRA-TIRA: Série criada em 2002, escorrega por diversos temas. Não tem personagem principal. 
TURMA DO BURÚ - Série criada em 2008. Trata-se de uma tira infantojuvenil que retrata o universo de um garoto pobre (Burú), um garoto portador de necessidades especiais (Léo) e uma garotinha classe média (Kika). Os temas discorrem sobre brincadeiras de criança, política e preconceitos de nossa sociedade. 
ZÉ ALGUÉM - Série criada em 2008. Tira política / revolucionária. 
Zé é um personagem inconformado com a situação política brasileira e mundial. Luta por um mundo
 igual para todos, livre da exploração capitalista.
TAPUIAS - Série criada em 2008. Retrata a cultura, a beleza e a força de nossos índios e nosso eco-sistema além dos problemas que as tribos indigenas sofrem. Tapuias é uma das tribos mais misteriosas de nossa cultura e pouco se sabe sobre eles. Do nome Tapuias há diversos entendimentos das origens do termo, mas em geral observa-se que seria de procedência tupi e teria significado semelhante a "forasteiro", "bárbaro", "aquele que não fala nossa língua", "inimigo" “Tapuia significa bárbaro, inimigo. De taba – aldeia, epuir – fugir: os fugidos da aldeia” escreveu José de Alencar, no seu mais famoso livro, Iracema, de 1865. 
Os Tapuias povoaram grande parte da Chapada de Diamantina na Bahia, fugiram da floresta Amazônia em bandos onde residiram muitos anos pelos sertões, como Capitania do Rio Grande do Norte, sem verem outra gente; e os que destes descenderam, vieram a perder a linguagem e fizeram outra nova que nenhuma outra nação indígena entendia. Está tribo nômade se dividiu em vários outros grupos como os: Cariris (da Serra da Boborema), Tarairiou (Rio Grande e Cunhaú), Canindés (sertão do Acauã ou Seridó). Como não residiam moradia fixa, plantavam o necessário para seguir viagem e por muitas vezes praticavam o canibalismo, comendo o corpo daqueles inimigos que morriam em combate. Eles acreditavam que comendo a carne dos mais bravos guerreiros poderiam adquirir sua força e habilidade.  
COCADA - Série criada em 2011. Cocada é um cidadão brasileiro semi-analfabeto, nunca conseguiu um emprego digno, partiu pro crime, o único problema é que ele é honesto demais.
ALFABETIZANDO - Criada em 2011 está série em HQ retrata a alfabetização de adultos. Mostra como nosso povo não é tão anafabeto assim como o governo pensa e que por essas razões este mesmo povo luta bravamente por suas terras, seus sonhos e seus ideais. A série foi baseada na maravilhosa Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves de Belo Horizonte, que ministra o curso de alfabetização a mais de 11 anos, bem antes de nosso atrofiado governo.